x
  • Olá, o que deseja buscar?

Notícias atualize-se e recomende!

Fisioterapia Uroginecologica - Serie 1 - Incontinencia de esforço 25/06/2012


A Incontinência Urinária de Esforço é o tipo de incontinência mais comum, especialmente nas mulheres. Esse sintoma acontece quando, ao fazer esforços como tossir, espirrar e pular, essa mulher perde urina, podendo variar muito em relação à quantidade da perda e à intensidade necessária de esforço para desencadear o quadro. O normal é que não percamos nem uma gotinha de urina quando fazemos esforços, sejam eles quais forem.


Na figura acima, podemos ver claramente que existe uma falha no fechamento da uretra (canal por onde sai a urina) por diminuição da força dos músculos do assoalho pélvico. Na maioria dos casos, o tratamento desta incontinência deve ser realizado através da fisioterapia uroginecológica, que vai ter como principal objetivo o fortalecimento dos músculos perineais.


Mesmo nos casos que apresentam descida da bexiga, o tratamento pode continuar sendo conservador com a fisioterapia uroginecológica. Só tem indicação de cirurgia para suspensão da bexiga aquelas mulheres que apresentam uma perda urinária com esforços mais leves, quadro este que pode ser diagnosticado através do exame chamado “estudo urodinâmico”, que vai dizer exatamente a pressão de perda da pessoa examinada.


Vários fatores interferem na continência urinária, tais como história de prisão de ventre, falta de estrógeno no corpo, história de muito esforço abdominal, gestações, tipos de parto, atividades de vida diária, entre outros, então o tratamento preventivo também deve ser feito e estimulado, já que muitas mulheres apresentam estes fatores de risco isolados ou associados.


Contem sempre com a fisioterapia uroginecológica, porque mesmo que outros fatores de risco estejam presentes na sua história de vida, a reabilitação do assoalho pélvico auxiliará no seu tratamento e na prevenção do aparecimento deste sintoma tão desagradável e comum na vida de tantas mulheres. Em Salvador, conte com a equipe Dra Patrícia Lordêlo.

Espaço de notícias

Espaço reservado para você se manter atualizado sobre a nossa agenda de cursos, publicações, palestras, seminários e muito mais.

Comentários

Nenhum comentário até o momento, seja o primeiro.